Câmara de Jahu faz coleta de sangue no plenário para ajudar Amaral Carvalho
A Câmara de Jahu realiza campanha de coleta sangue para o Hemonúcleo Regional de Jahu, da Fundação Amaral Carvalho. A coleta será feita no plenário da Câmara, no próximo dia 28 de março, a partir das 8h. A iniciativa foi do Presidente da Câmara, Roberto Carlos Vanucci, que entende que doar sangue “é um ato de amor”. Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (21 de março), ele ressaltou que cada bolsa de sangue pode salvar 3 pessoas. Vanucci informou ainda que o grupo Remédicos do Riso estará presente para divertir os doadores mais “receosos”. No dia 28 de março, a partir das 8h, enfermeiros e técnicos do Hemonúcleo Regional de Jahu, da Fundação Amaral Carvalho, farão a coleta no plenário da Câmara. Serão disponibilizados 6 leitos para atender à população. Os doadores passarão por uma triagem e, só então, o sangue será coletado. O Hemonúcleo fará exames de hepatite b e c e HIV em todos os que se dispuserem a fazer a doar sangue.
A situação do hemonúcleo regional
A imagem é desoladora ao entrar na sala de coleta de sangue do Hemonúcleo da Fundação Amaral Carvalho. Ninguém doando sangue. A câmara de refrigeração, onde as bolsas de sangue ficam armazenadas, também estão praticamente vazias. De acordo com o Coordenador Técnico do Hemonúcleo, Francisco Martins da Costa Filho, o que tem nas geladeiras não dá para atender pacientes nem do Amaral Carvalho. Além da utilização interna, que consome 50% do estoque, o Amaral Carvalho atende a Santa Casa de Jaú e mais 11 hospitais de 9 cidades da região. É comum a unidade móvel da Fundação ter de se deslocar para outros municípios para coletar sangue. “O Hemonúcleo precisa de doação urgentemente”, apela o coordenador. A necessidade de plaquetas, uma fração do sangue utilizada em pacientes transplantados, também é grande. Martins disse que é difícil os internados, que vêm de outras cidades, terem amigos ou parentes que possam fazer a doação. A média ideal no estoque seria de 400 bolsas. Hoje não tem mais do que cem bolsas nas geladeiras.
Grupo Remédicos do Riso
O grupo REMÉDICOS DO RISO tem como missão levar alegria e diversão dentro do contexto hospitalar (pacientes, acompanhantes, colaboradores) no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. Utilizando técnicas de clown, os participantes interagem com pacientes e funcionários proporcionando um clima de descontração. Recursos como mágicas, fantoches, músicas e muito improviso fazem parte do trabalho. Todos seus integrantes são VOLUNTÁRIOS. O grupo conta com profissionais de diversas especialidades que, após treinamento, são divididos em duplas ou trios. Em suas visitas ao hospital sempre buscam um sorriso no rosto dos pacientes.