Vereadores de Jahu aprovam dois projetos

Foto da 7ª Sessão Ordinária Dois projetos foram aprovados na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jahu, realizada nessa segunda-feira, dia 18/3. Projeto de Lei do Legislativo, de iniciativa do vereador Tito Coló Neto (PSDB), foi analisado em primeira discussão e considera de utilidade pública a Associação das Missionárias de Nossa Senhora Medianeira. Já o projeto de Decreto Legislativo, iniciativa do vereador Wagner Brasil de Barros (DEM), subscrito pelos demais vereadores e aprovado em discussão única, concede Título de Cidadã Jauense à Juíza de Direito Paula Maria Castro Ribeiro Bressan.

Expediente

No Expediente, deram entrada 73 processos: 47 requerimentos, 22 indicações, uma moção e três projetos objetos de deliberação. Entre os requerimentos, o possível encerramento do convênio entre Prefeitura de Jahu e Exército Brasileiro para manutenção do Tiro de Guerra no município e as carteirinhas de passes escolares voltaram a ser debatidos. Também foi apresentada uma moção, iniciativa do vereador Tito Coló Neto (PSDB), congratulando o senhor José Rossini Delgado, mais conhecido como "Zezinho do Trenzinho", pelos relevantes serviços prestados à população jauense. Referida moção será votada na próxima semana. Entre as 22 indicações apresentadas nessa segunda-feira, pelos parlamentares jauenses, uma, de iniciativa da vereadora Cléo Furquim (PMDB), sugere ao presidente da Câmara, Roberto Carlos Vanucci, a dispensa da leitura integral dos requerimentos e indicações, procedendo apenas à leitura das ementas, bem como, sejam dispensados de votação, e despachados de plano pelo Presidente, os requerimentos dirigidos ao Prefeito Municipal, secretarias e órgãos municipais. Nessa segunda-feira, também deram entrada na Câmara Municipal de Jahu como objetos de deliberação três projetos, os quais serão encaminhados às comissões permanentes e votados em plenário posteriormente.

Um deles, iniciativa do vereador Carlos Alberto Lampião Magon (PV), dispõe sobre a implantação de coleta seletiva de óleo vegetal usado nas creches e escolas de ensino fundamental públicas do Município de Jahu. O segundo projeto, de Decreto Legislativo, é inciativa do vereador José Fernando Barbieri (PT) e concede Troféu João Ribeiro de Barros como homenagem a diversas personalidades jauenses, de diferentes áreas. São elas: Graciete Ribi Opermann, Meire Solange de Giácomo Pengo, Nelson Pagiaro, Ademir José Ventura, Almir Alves de Oliveira, Dr. Alcindo Storti, Germano Fachin, Ivete Perondi Grizo, João Luiz Bedolo, Adônis Musitano Pirágine, Dr. Gustavo Chiosi Filho, Dr. Rui Carvalho Piva, Dr. Jorge João Marques de Oliveira, Carlos Ismar Baraldi, Sidney Ângelo Zugliani, Glaura Maria Sajovic Verdiani, Rubens Rodrigues, Antonio Carlos Mazzei, Pellegrino Simões, Alfredo Menezes Cândido, Olga Maria Buzzato, Milton Fraschetti e Jarbas Corradini. O terceiro projeto, por sua vez, também de Decreto Legislativo, é iniciativa do vereador Roberto Carlos Vanucci (PT) e concede Medalha de Honra ao Mérito a Luís Reinaldo Malvez.

Palavra Livre

Na Palavra Livre, entre outros assuntos abordados, vários vereadores se pronunciaram a respeito do Hospital de Reabilitação Lucy Montoro. Tito Coló Neto (PSDB) voltou a dizer que, de forma alguma, Jahu pode perder o Lucy Montoro, enquanto o líder do PT na Câmara, vereador Lucas de Barros Flores, explicou que a administração passada não havia registrado em cartório de imóveis o terreno supostamente doado ao Governo do Estado. Sem esse registro, a doação do terreno para a construção do Hospital Lucy Montoro teria ficado inviabilizada, porém, a atual administração estaria providenciando a regularização dessa situação. A 7ª Sessão Ordinária da Câmara de Jahu teve duração de 3h45.

Legislação Compilada