Home

VEREADORES APROVAM DOIS PROJETOS E UMA MOÇÃO

Os vereadores da Câmara Municipal de Jahu se reuniram na última segunda-feira, dia 13, para a realização da 19ª Sessão Ordinária do ano. Foram aprovados dois projetos na Ordem do Dia (um em segunda e outro em primeira discussão) e rejeitado um documento. No Expediente, foi aprovada uma moção de aplausos e congratulações e três documentos foram encaminhados às Comissões Permanentes para análise. Ainda foram apresentados 28 requerimentos e 12 indicações. Confira:

APROVADA MOÇÃO DE APLAUSOS AO JAHU FUTSAL

Foi aprovada por unanimidade e em discussão única durante o Expediente a Moção nº 19/2022, de iniciativa do Vereador Carlos Alberto Lampião Bigliazzi Magon.

É de Congratulações e Aplausos ao Jahu Futsal, a todos os jogadores, à comissão técnica e ao técnico Sérgio Massao Adati, pela conquista do vice-campeonato da Copa Record de Futsal, após enfrentarem equipe de Botucatu na casa do adversário, no último dia 7.

O placar foi 4x3. Rubinho marcou dois gols para a agremiação jauense e Dadalto, mais um. O time fez sete partidas na Copa Record de Futsal Masculino. Foram seis vitórias e apenas uma derrota.

A equipe foi composta pelos jogadores: Rafael Bressler, Michel Francisquini, Wellington Gordo, João Vitor Sousa, Heldes Albino, Caio Vinícius, Rodrigo Tilico, César Testa, Gabriel Prado, Rubinho Claro, Jhu Antunes, Matheus Dadalto, Murilo Buiu, Cleitinho Sarate, Elton Rossini, Paulinho Castanhassi e Leonardo Rafael. Comissão técnica: Sérgio Massao Adati (Coordenador Técnico), Valdinei Carraro (Técnico), Édipo Ferreira (Representante), Júnior Borges (Assistente de Quadra), Renato Penesi (Preparador de Goleiros), Onofre Calixto (Massagista) e Danilo Alves (Fisioterapeuta).

 

PROJETO PROPÕE MEDALHA DE VOLUNTARIADO A EUCLIDES SALVIATO

Deu entrada na Câmara como objeto de deliberação e foi encaminhado às Comissões para análise o Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2022, de iniciativa dos Vereadores João Batista Brandão do Amaral, Leandro Aparecido Passos, Marcos Brasil, Bill Luchesi, Carlos Alberto Lampião B. Magon, Paulo César Gambarini, Tito Coló Neto, José Segura, Luiz Maurílio Moretti, Fabio Eduardo de Souza, Antonio Luiz Andretto Júnior, Luiz Henrique Chupeta e Chico Quevedo.

O documento concede Medalha de Voluntariado ao senhor Euclides Francisco Salviato, como homenagem da comunidade jauense pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Segundo justificativa para a propositura, Euclides Francisco Salviato “é exemplo de humanidade, preocupação e valorização social”, especialmente por conta do trabalho desenvolvido desde a fundação da Associação Jauense de Educação e Assistência – Legião Mirim de Jahu, colaborando na formação de caráter, encaminhamento para iniciação profissional e educação de crianças e adolescentes deste Município, evitando que fiquem na ociosidade ou enveredem para o caminho da criminalidade.

PROJETOS QUEREM DENOMINAR CAMPO SOCIETY E QUADRA DO CENTRO DE LAZER DO JD. ORLANDO OMETTO I

Deram entrada na Câmara como objetos de deliberação e foram encaminhados às Comissões para análise os Projetos de Lei do Legislativo nºs 26/2022 e 27/2022, de iniciativa do Vereador Fabio Eduardo de Souza.

O Projeto 26/2022 atribui denominação de Bruno Fernando da Silva a um Campo Society e o Projeto 27/2022 atribui denominação de João Maia a uma Quadra Esportiva, ambos localizados no Centro de Lazer do Jardim Orlando Ometto I, à rua Tufic Nicolau com a rua Zilah de Souza Gomes.

O homenageado BRUNO FERNANDO DA SILVA nasceu em Jahu, no Jardim Orlando Chesini Ometto I, em 19 de maio de 1991 e faleceu em 27 de junho de 2007, quando sofreu acidente de trânsito ao retornar de uma partida de futebol em Bauru.

Filho de José Luiz da Silva e de Maria de Fátima Borsoli da Silva, Bruno trabalhava no Supermercado Ferracini, praticava esportes e incentiva as crianças do bairro a também praticarem esportes, principalmente o futebol.

Ele tinha o hábito de brincar com os outros amigos em uma área de mato e terra na rua Tufic Nicolau, onde foi recentemente instalado o referido campo society, sendo que a homenagem atende a pedido de seus amigos e familiares, em virtude de sua dedicação ao esporte.

Já, o outro homenageado, JOÃO ELCIO MAIA, mais conhecido como “JOÃO MAIA”, nasceu em Jahu em 23 de abril de 1949. Foi casado com Elizabete Martins Maia e pais de Priscila de Cassia, Marcia Andriete, João Elcio Maia Junior e Marcos Aurelio Maia.

João Maia era proprietário da Empresa Five Facas e dedicou a maior parte de sua vida ao esporte como técnico de futebol de campo e de salão dirigindo o MM Facas/Comércio, Five Facas, Rádio Piratininga e outros, sendo amado e respeitado por todos. Como técnico, conquistou vários campeonatos, títulos, conquistas e classificações inéditas. Ele faleceu em 16 de setembro de 2006, deixando um grande vazio e muitas saudades entre as pessoas que conviveram com ele, como os familiares e amigos, além do esporte jauense.

APROVADA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NA CÂMARA

Foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo nº 22/2022, de iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jahu.

O documento dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar de R$ 200 mil no orçamento da Câmara de Jahu para despesas com equipamentos e materiais permanentes.

Para a cobertura de referido crédito, serão anulados parcialmente dotações para “outros serviços de terceiros – PJ” e “outras despesas variáveis – pessoa civil”.

Para se tornar lei, projeto precisa ser sancionado e publicado.

REJEITADO O PROJETO QUE PRETENDIA REDUZIR A IDADE PARA UTILIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO PARA IDOSOS

Foi rejeitado por maioria de votos o Projeto de Lei do Legislativo nº 11/2022, de iniciativa do Vereador José Carlos Borgo.

Referido documento pretendia alterar a Lei nº 3.940, de 31 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a reserva de estacionamento para idosos, no município de Jahu.

A lei original, e que foi mantida, estabelece a obrigatoriedade da reserva do percentual de 5% (cinco por cento) das vagas dos estacionamentos públicos e privados para idosos com idade a partir de 65 anos. Caso a alteração proposta fosse aprovada, a idade seria reduzida para a partir dos 60 anos, mas a maioria dos vereadores se opôs.

Votaram contra os Vereadores: Carlos Alberto Lampião Magon, Caroline de Toledo Franceschi, Chico Quevedo, Bill Luchesi, Marcos Brasil, Rodrigo de Paula, Paulo Gambarini, Jefferson Vieira, Maurílio Moretti, Tito Coló Neto e Dr. Segura.

APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO PROJETO QUE ALTERA NOME DE SECRETARIA

Foi aprovado em primeira discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 6/2022.

Ele altera a denominação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, bem como inclui novas atribuições à pasta.

De acordo com justificativa enviada pelo prefeito Ivan Cassaro junto ao projeto, “as estratégias de inovação vêm ao encontro do trabalho já desenvolvido pela Secretaria, que tem como um dos seus principais objetivos a geração de emprego e renda, e, a partir do investimento em políticas públicas de inovação, visa, dentre outras ações, contribuir para a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador em nosso Município”.

Para se tornar lei, projeto precisa de mais uma aprovação em plenário e, após, ser sancionado e publicado.

Portal Transparência

 

Portal da Tranparência

Acesso à Informação

 

Serviço de Informação ao Cidadão

Legislação Compilada

 

balanca

Ouvidoria

 

ouvidoria pequena

Pesquisar no Site

TV Câmara - Ao Vivo

Redes Sociais

 facebook

 youtube