Home

Câmara vai sediar Fórum sobre inundações no Rio Jahu

No próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Plenário da Câmara Municipal de Jahu será palco do “I Fórum Jauense das Águas – Soluções para a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu”. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Jahu, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, conta com o apoio direto da Câmara, Fatec-Jahu e Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré.

O Fórum será divido em dois períodos. Pela manhã, das 9 às 12 horas, haverá a participação de autoridades em hidrologia, entre as quais o Prof. Dr. Eduardo Mário Mendiondo, da USP de São Carlos; prefeitos da região, representantes do Ministério Público, Governo do Estado de São Paulo, DAEE e de outros órgãos de controle. Eles irão apresentar um panorama sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu, além de propostas técnicas para evitar novas enchentes. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, mediará uma mesa-redonda, que pretende discutir iniciativas para o rio a curto, médio e longo prazo.

A iniciativa tem como grande objetivo abordar a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Jahu e faz parte de um conjunto de ações estruturantes em desenvolvimento por autoridades municipais para reagir a futuras inundações no rio que corta o município.

Em 30 de janeiro de 2022, Jahu sofreu a maior enchente dos últimos 70 anos, muito provavelmente a maior da história moderna da cidade. De acordo com dados compilados por especialistas da Fatec Jahu, a estimativa é a de que em quatro dias (27, 28, 29 e 30/01) tenha chovido 334 milímetros. Para efeito de comparação, na última grande inundação, ocorrida em 2011, foram registrados 210 milímetros no período de quatro dias.

A enchente de janeiro deste ano afetou muito mais famílias e até mesmo áreas que nunca haviam sido inundadas, fazendo com que a Prefeitura decretasse estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Município, cerca de 500 casas foram atingidas, deixando boa parte das famílias desabrigada ou desalojada. E o pior: houve uma morte e um homem segue desaparecido.

O “I Fórum Jauense das Águas - Soluções para a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu” será aberto ao público e contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Para acompanhar, basta sintonizar os canais 34.2 (aberto digital), 10 (operadora Claro/NET), 52 (operadora Conectcor) ou pelo youtube.com/tvcamjau.

PROGRAMAÇÃO:

- 09h às 12h: Panorama da Bacia Hidrográfica do Rio Jahu e propostas técnicas para evitar novas enchentes como a do dia 30 de janeiro.

- 14h às 17h: Mesa-Redonda com propostas para o Rio Jahu a curto, médio e longo prazo.

 

Autoridades convidadas para o evento da manhã:

Governo do Estado;

Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)

Professor da USP, Dr. Eduardo Mario Mendiondo;

Ministério Público;

Fatec Jahu;

Prefeitos das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Jahu (Torrinha, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Itapuí, Bariri e Bocaina)

Autoridades convidadas para o evento da tarde:

Secretários municipais de Jahu;

Ministério Público;

Vereadores;

Órgãos ligados à Secretaria de Agriculta e Abastecimento do Estado (EDR, EDA e CATI);

Associcana;

ETEC Professor Urias Ferreira;

Comdema;

Corpo de Bombeiros;

Sindicato Rural;

Raízen;

Águas de Jahu;

Cetesb;

SAEDOCO;

Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente das cidades da região;

Instituto Pró-Terra;

Representantes de moradores atingidos pela enchente.

Portal Transparência

 

Portal da Tranparência

Acesso à Informação

 

Serviço de Informação ao Cidadão

Legislação Compilada

 

balanca

Ouvidoria

 

ouvidoria pequena

Pesquisar no Site

TV Câmara - Ao Vivo

Redes Sociais

 facebook

 youtube