SESSÕES ORDINÁRIAS VOLTAM AO FORMATO PRESENCIAL A PARTIR DO DIA 13 DE SETEMBRO

O presidente da Câmara Municipal de Jahu, vereador João Brandão, decretou a volta das Sessões Ordinárias no formato presencial para o dia 13 deste mês de setembro. A decisão foi tomada com base na queda do número de internações de pacientes com Covid-19 no município e também nos decretos estaduais e municipais que permitem a realização de eventos com público. A volta segura das atividades no Plenário da Câmara prevê ainda a possibilidade de Sessões híbridas, caso algum vereador opte por participar dos trabalhos remotamente.

Seguindo as diretrizes dos órgãos de saúde e as normas sanitárias, a capacidade permitida na plateia será de no máximo 80% do total de assentos e levará em conta o distanciamento entre as poltronas disponíveis.

O acesso à Sala de Sessões só será autorizado aos cidadãos que estiverem usando máscara. Na entrada do Plenário também haverá aferição de temperatura e todos as pessoas deverão higienizar as mãos com álcool em gel.

Neste momento, apenas as Sessões Ordinárias e Audiências Públicas obrigatórias estão autorizadas a serem realizadas presencialmente. O Ato da Presidência nº 27/2021, que regulamenta o início das Sessões presenciais, foi lido na 32ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, dia 02 de setembro.

DESINFECÇÃO DO PRÉDIO

Desde o dia 26 de julho deste ano as instalações da Câmara têm passado por desinfecções periódicas. Foram 4 (quatro) procedimentos executados por uma empresa especializada, nos dias 26/07, 02/08, 09/08 e 16/08. Além disso, servidores responsáveis pela limpeza do prédio do Poder Legislativo têm sanitizado os pontos de maior fluxo de pessoas constantemente.

Com a volta das Sessões Presenciais na Câmara Municipal de Jahu, o Plenário irá receber uma atenção especial e passará por sanitizações ainda mais frequentes. Vereadores, assessores parlamentares e também servidores serão orientados a seguirem tomando os mesmos cuidados que já haviam sido recomendados anteriormente, mantendo o uso de máscaras, preservando o distanciamento social, evitando aglomerações e higienizando frequentemente as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

HISTÓRICO DAS SESSÕES VIRTUAIS

As Sessões virtuais foram implementadas no âmbito do Poder Legislativo no dia 13 de abril do ano passado, com a realização da 9ª Sessão Ordinária de 2020. A iniciativa, inédita na história do Município, foi colocada em prática em virtude do avanço da pandemia de Covid-19 e perdurou até a 32ª Sessão Ordinária deste ano.

Em quase um ano e meio de pandemia foram realizadas 69 Sessões (entre Ordinárias e Extraordinárias) por videoconferência, todas elas conduzidas pelo presidente diretamente do Plenário (em 2021 também com a presença do 1º primeiro secretário) e com a participação dos demais vereadores de forma remota.

Mesmo no formato virtual, todos os trabalhos legislativos contaram com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jahu, por meio dos canais 34.2 (aberto digital), 10 (Claro/NET), 52 (ConectCor) e pela internet no www.youtube.com/tvcamjau

Legislação Compilada