PRESIDENTE DA CEI DA COVID DECRETA SIGILO ABSOLUTO AO TRABALHO DA COMISSÃO

O vereador Maurílio Moretti decretou, no fim da manhã de hoje (15/06), sigilo absoluto ao trabalho de investigação da Comissão Especial de Inquérito aberta na Câmara de Jahu para apurar a utilização de recursos públicos no combate à Covid-19 no município. Com a decisão, todos os documentos anexados ao processo, assim como os depoimentos de novas testemunhas, não serão tornados públicos até que o relatório final seja concluído.

De acordo com o presidente da Comissão, Maurílio Moretti, a medida foi tomada com o propósito de garantir a lisura do processo e evitar o vazamento de informações que possam atrapalhar as investigações. “Chegaram até mim relatos de que pessoas que integram a lista de testemunhas a serem ouvidas pela CEI estariam sendo procuradas por terceiros, por pessoas que não integram a Comissão, então, pra evitar qualquer tipo de prejuízo ao trabalho sério que nós estamos desenvolvendo, optei por decretar o sigilo”, explica o parlamentar.

Ainda segundo Moretti, a decisão de não abrir ao público os novos passos da CEI contou com o apoio de 4 (quatro) dos 5 (cinco) membros da Comissão, que além do presidente, é composta pelos vereadores Mateus Turini (relator), Chico Quevedo (secretário), Fábio Souza e Leandro Passos.

Os trabalhos da CEI foram iniciados no dia 10 de março deste ano e já estão na segunda metade dos 180 dias previstos para o encerramento das investigações. Desde então, os vereadores têm se reunido semanalmente para tratar de questões relativas à investigação do uso de recursos públicos, estaduais e federais, no combate à pandemia nos anos de 2020 e 2021. Recentemente, os vereadores também incluíram na pauta de temas a serem apurados possíveis inconsistências na lista de pessoas vacinadas em Jahu.

Em princípio, o relatório final da Comissão Especial de Inquérito sobre a Covid-19 em Jahu deve ter a sua redação concluída até o dia 10 de setembro deste ano.

Legislação Compilada