CÂMARA APROVA TRÊS PROJETOS EM SESSÃO ANTECIPADA

Os vereadores aprovaram três documentos, por unanimidade, em segunda discussão e votação, na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jahu, realizada de forma antecipada na terça-feira, dia 14 de novembro, em virtude de a segunda-feira, dia 20, ser feriado da Consciência Negra.
Já no Expediente da Sessão, foram lidos sete requerimentos. Os vereadores de Jahu voltam a se reunir em sessão ordinária no dia 27 de novembro, a partir das 16 horas.

BAIXA DE BENS MÓVEIS E REPASSE AO EXECUTIVO

Foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo nº 50/2017, iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jahu. Ele autoriza a baixa de bens móveis da Câmara e o repasse ao Poder Executivo dos bens inservíveis. Entre os bens, estão equipamentos de informática e de segurança, condicionador de ar, máquina de café, fax, cadeiras, sofás e poltronas.
Os Departamentos Administrativo e Financeiro da Câmara Municipal de Jahu adotarão as medidas necessárias à desincorporação dos bens móveis do seu patrimônio e inventário, mediante registro e lançamentos nos livros próprios, bem como o repasse ao Poder Executivo.

ESCOLAS OBRIGADAS A EXECUTAR HINOS CÍVICOS

Foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo nº 52/2017, iniciativa do vereador José Mineiro de Camargo (PSB), que obriga os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos ou privados, situados no município de Jahu, a executarem, durante o ano letivo, os hinos cívicos do país.
De acordo com o texto, as escolas devem executar os seguintes hinos cívicos:
I – diariamente, durante todo o ano letivo, o “Hino Nacional Brasileiro”, com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva;
II – no aniversário da cidade, comemorado em 15 de agosto, o “Hino de Jahu”, com letra de Romeo Tonello e música de Rubens Leonelli;
III – durante a Semana da Pátria, que vai de 01 a 07 de setembro, o “Hino da Independência do Brasil”, composto por Dom Pedro I e Evaristo da Veiga;
IV – no aniversário da realização da travessia aérea do Atlântico Sul por João Ribeiro de Barros, comemorada em 28 de abril, a marcha-hino “Azas do Jahu”, com letra de Octacílio Gomes e música de Marcelo Tupinambá.
Na justificativa do texto, o vereador salienta que o objetivo é resgatar a prática que contribui na formação do senso cívico do cidadão. Tais cânticos têm a função de instruir os alunos sobre a história do seu povo, de figuras históricas (como é o caso do piloto João Ribeiro de Barros) e da cidade onde vivem, contribuindo, assim, com a propagação da cultura e da ética.

VIRADA ESPORTIVA EM JAHU

Foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade,o Projeto de Lei do Legislativo nº 55/2017, iniciativa do vereador Roberto Carlos Vanucci (PSB). Ele institui a Virada Esportiva no Calendário Oficial de datas e eventos do município de Jahu.
O evento deve ser comemorado no mês de julho, pois é temporada de férias escolares, e tem como objetivo incentivar a prática de esportes e atividades físicas na cidade.
A intenção da Virada Esportiva é levar uma programação esportiva e recreativa para todo o município, proporcionando saúde física e mental aos munícipes, independentemente de idade ou limitação, permitindo que a população faça uso dos espaços públicos, causando integração social.