APROVADO PROJETO QUE REGULAMENTA CONCURSOS PÚBLICOS

Foi aprovado em segunda discussão e votação, na Ordem do Dia da 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jahu, o Projeto de Lei do Executivo Nº 1/2017, que dispõe sobre a regulamentação de concurso público na Prefeitura do Município de Jahu e dá outras providências correlatas.
O objetivo é uniformizar a legislação e conferir maior autonomia ao município na realização desses concursos, já que a lei agora em aprovação revoga e substitui outras cinco leis anteriores.
De acordo com a justificativa do projeto, é necessário estabelecer regras bem claras, objetivas e justas, haja vista que o concurso público representa um dos mecanismos mais democráticos de acesso aos cargos e empregos públicos.

No expediente, duas moções foram aprovadas

Iniciativa do vereador Luiz Henrique Chupeta (PSDB), foi aprovada a Moção de Congratulações e Aplausos nº 25/2017. Ela homenageia o senhor Antônio José Granetto, pela dedicação e empenho imensuráveis à profissão de sapateiro que desenvolve há mais de 60 anos nesta cidade. Granetto é um dos únicos sapateiros de Jahu que ainda persistem na profissão quase em extinção. Ele começou como funcionário em 1952. Trabalhou ao lado de onde hoje funciona a Padaria Santo Antônio. Três anos mais tarde, a fábrica mudou de endereço e foi para o centro da cidade, numa época em que a maioria das pessoas procurava o sapateiro.
Já em 1962, com dez anos de dedicação ao trabalho, Granetto adquiriu sua casa própria, onde criou três filhos, e onde até hoje funciona a oficina, na garagem de sua casa, no Jardim São Caetano, na cidade de Jahu. Lá, ele atende a clientela todo dia, de segunda à sexta-feira, fazendo questão de manter viva esta tão digna profissão.
Antônio José Granetto tem 76 anos de idade. É filho de Dionísio Granetto e Carmela Bressan Granetto. Casado com dona Clarice, tem três filhos: Marco Antonio Granetto, casado com Zilda Bortollucci Granetto, com quem tem a filha Natália Bortollucci Granetto; Marcelo José Granetto, casado com Gislene Cristina Voltolin Granetto, com quem tem os filhos Amanda Voltolin Granetto e João Paulo Voltolin Granetto; e Márcia Cristina Granetto da Rocha, casada com Osvaldo Gonçalves da Rocha, com quem tem o filho Matheus Granetto da Rocha.

A segunda Moção aprovada, de Congratulações e Aplausos, nº 26/2017, é iniciativa do vereador José Fernando Barbieri (PSB), e congratula o senhor Renato Avelino de Oliveira e a senhora Matilde Oliboni de Oliveira pelos 69 anos de exemplo de vida conjugal do casal.
Há 69 anos, exatamente no dia 08 de maio de 1948, se unia em matrimônio o casal Renato Avelino de Oliveira e Matilde Oliboni de Oliveira. Ele, filho de Antonio Avelino de Oliveira e Josefa Varas de Oliveira. Ela, filha de Alexandre Oliboni e Carolina Trentin Oliboni.
Desse casamento, nasceram os filhos Vanderlei Avelino de Oliveira, advogado, casado com Maria Antonieta Camargo Avelino de Oliveira, professora aposentada; Renato Avelino de Oliveira Junior, dentista, casado com Silvana Eloisa Julian Campesi Avelino de Oliveira, do lar; e Siomara Avelino de Oliveira, economiária. O casal também tem netos e bisnetos.
Renato Avelino de Oliveira é contador, profissão que exerceu por mais de 50 anos, na fábrica e loja de Móveis São José, hoje não mais existente. Ele também exerceu a profissão de comerciante, em um empório de secos e molhados da cidade. Na área social, Renato sempre se dedicou às causas sociais, sendo vicentino ativo até a data de hoje. Ele completa 90 anos de idade no dia 18 de junho deste ano.
Sua esposa, Matilde, tem 90 anos de idade e sempre se dedicou aos cuidados do lar e dos filhos.

Além das duas moções, o Expediente da Sessão teve, também, a apresentação de oito indicações e 22 requerimentos.