PRESIDENTE DA CEI DA COVID DECRETA SIGILO ABSOLUTO AO TRABALHO DA COMISSÃO
O vereador Maurílio Moretti decretou, no fim da manhã de hoje (15/06), sigilo absoluto ao trabalho de investigação da Comissão Especial de Inquérito aberta na Câmara de Jahu para apurar a utilização de recursos públicos no combate à Covid-19 no município. Com a decisão, todos os documentos anexados ao processo, assim como os depoimentos de novas testemunhas, não serão tornados públicos até que o relatório final seja concluído.
De acordo com o presidente da Comissão, Maurílio Moretti, a medida foi tomada com o propósito de garantir a lisura do processo e evitar o vazamento de informações que possam atrapalhar as investigações. “Chegaram até mim relatos de que pessoas que integram a lista de testemunhas a serem ouvidas pela CEI estariam sendo procuradas por terceiros, por pessoas que não integram a Comissão, então, pra evitar qualquer tipo de prejuízo ao trabalho sério que nós estamos desenvolvendo, optei por decretar o sigilo”, explica o parlamentar.
Ainda segundo Moretti, a decisão de não abrir ao público os novos passos da CEI contou com o apoio de 4 (quatro) dos 5 (cinco) membros da Comissão, que além do presidente, é composta pelos vereadores Mateus Turini (relator), Chico Quevedo (secretário), Fábio Souza e Leandro Passos.
Os trabalhos da CEI foram iniciados no dia 10 de março deste ano e já estão na segunda metade dos 180 dias previstos para o encerramento das investigações. Desde então, os vereadores têm se reunido semanalmente para tratar de questões relativas à investigação do uso de recursos públicos, estaduais e federais, no combate à pandemia nos anos de 2020 e 2021. Recentemente, os vereadores também incluíram na pauta de temas a serem apurados possíveis inconsistências na lista de pessoas vacinadas em Jahu.
Em princípio, o relatório final da Comissão Especial de Inquérito sobre a Covid-19 em Jahu deve ter a sua redação concluída até o dia 10 de setembro deste ano.
Prefeitura apresenta proposta sobre equipamento eliminador de ar do sistema de abastecimento de água Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 10/2021 foi encaminhado às Comissões da Câmara para análise
EXPEDIENTE | PROJETO OBJETO DE DELIBERAÇÃO
Foi lido e encaminhado às Comissões da Câmara para a devida análise o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 09/2021, que "Altera a estrutura organizacional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e dá outras providências". EXPEDIENTE | PROJETO OBJETO DE DELIBERAÇÃO
Também foi lido e encaminhado às Comissões para análise o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 10/2021 que "Dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar e de válvula antirretorno na tubulação do sistema de abastecimento de água e dá providências correlatas". EXPEDIENTE | PROJETO OBJETO DE DELIBERAÇÃO
Também passou a tramitar na Sessão de hoje o Projeto de Resolução nº 17/2021, de autoria dos vereadores Rodrigo de Paula, Tito Coló Neto e Cezar Carlos Azevedo (Sabará). O Projeto pretende alterar o Artigo 3º da Resolução nº 363, de 26 de abril de 2021. EXPEDIENTE | PROJETO OBJETO DE DELIBERAÇÃO
Também foi lido e encaminhado às Comissões para análise o Projeto de Lei do Legislativo nº 42/2021, de autoria do vereador Paulo César Gambarini, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social nas escolas municipais de educação básica, no município de Jahu.
CEI DA COVID-19 IRÁ COLHER DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS A Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta na Câmara para apurar a utilização de recursos no combate à Covid-19 no município de Jahu irá iniciar, nesta quinta-feira (10/06), as oitivas de testemunhas. Nesta primeira sessão, duas pessoas serão ouvidas pelos vereadores membros da CEI – uma às 13h30 e outra às 15h30. Os depoimentos serão colhidos na Sala de Sessões do Legislativo em reunião aberta ao público, respeitando as normas de saúde e as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo. As oitivas serão conduzidas pelo presidente da CEI, Maurílio Moretti, com a participação do relator, Mateus Turini, do 1º secretário, Chico Quevedo, e dos demais membros: Fábio Souza e Leandro Passos.
|
DUAS TESTEMUNHAS SÃO OUVIDAS NA CEI DA COVID-19 EM PRIMEIRA RODADA DE OITIVAS NA CÂMARA
Doadores de medula óssea poderão ter atendimento prioritário em Jahu Projeto de autoria do presidente da Casa, vereador João Brandão, ainda precisa ser aprovado em segunda votação para se tornar Lei
EXPEDIENTE | MOÇÃO Foi lida, discutida e aprovada a Moção nº 6/2021, de autoria dos vereadores Bill Luchesi e Chico Quevedo. A Moção é de Congratulações e Aplausos à Santa Casa de Misericórdia de Jahu pelos seus 115 anos. "Há 115 anos, no dia 27 de maio de 1906, era inaugurada a Santa Casa de Jahu. Em 2020, a Santa Casa realizou uma média mensal de 1.236 internações, 10.948 atendimentos (urgência e emergência e Ambulatório de Especialidades) e 216 partos. O hospital conta com um quadro de 1.584 funcionários e um Corpo Clínico composto por 258 médicos. O hospital tem 76 leitos de UTI, sendo 18 (Infantil), 19 (Adulto) e 39 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. O hospital é referência em atendimentos de média e alta complexidade para Jahu e 11 cidades da região (Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Mineiros do Tietê e Torrinha). A Irmandade de Misericórdia do Jahu, mantenedora da Santa Casa possui hoje 140 irmãos. Dez deles fazem parte da Mesa Administrativa, eleitos para um mandato de 3 anos. A Santa Casa de Jahu surgiu há mais de um século para atender e tratar os mais necessitados em busca de saúde. Essa missão continua sendo seguida até hoje. É notório o trabalho árduo que é desenvolvido por todos os colaboradores da Santa Casa, para que continue cuidando da saúde de Jahu e região, sendo referência em assistência. Devemos valorizar essa história e esse patrimônio. A Santa Casa está sempre à disposição de quem precisar, sempre! relata Alcides Bernardi Júnior, provedor desde 2010 e Irmão há 30 anos. Ademais, em nome do atual Provedor Alcides Bernardi Júnior, essa Casa de Leis vem parabenizar a Santa Casa de Jahu e todos os seus colaboradores pelos 115 anos de existência. Um verdadeiro Patrimônio Jahuense" (trecho do texto original da Moção).
Foi lido e encaminhado às Comissões da Câmara para análise o Projeto de Lei do Executivo nº 10/2021, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente e dá outras providências. De acordo com a proposta, o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente será denominado pela sigla FUNDEMA, com a finalidade de defender, preservar e promover o meio ambiente, em caráter supletivo às ações do Município, dotado de condições financeiras e de gestão dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de gestão ambiental executadas ou coordenadas, através da Secretaria de Meio Ambiente, em comum com a União e o Estado. Ainda de acordo com a propositura, o FUNDEMA deverá ser gerido por um Conselho Gestor, cuja composição e funcionamento serão fixados em regulamento próprio. De acordo com a justificativa apresentada pela Prefeitura, "o Projeto de Lei tem como objetivo atender a tarefa de Diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo. O Programa Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo é um programa de gestão ambiental a nível municipal que cria um ranking ambiental entre as cidades do estado de acordo com o cumprimento de 85 tarefas. Conforme pontuação atingida, o Município poderá receber, além de certificação, a liberação de verbas para projetos, voltados à área ambiental".
|